O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou, esta quinta-feia, para laranja o aviso para sete ilhas dos Açores devido à previsão de chuva.

Segundo o IPMA, o aviso laranja vigora entre as 11h00 e as 20h00 locais (mais uma hora em Lisboa) para as ilhas do grupo central (Pico, São Jorge, Terceira, Graciosa e Faial).

Nestas cinco ilhas, mantém-se o aviso para chuva até às 11h00, e para vento e trovoada até às 20h00.

Já para o grupo ocidental, ilhas do Corvo e das Flores, o aviso laranja está em vigor até às 14h00 devido à previsão de precipitação, vigorando depois o aviso amarelo até às 17h00.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estas duas ilhas estão ainda sob aviso amarelo para vento e trovoada, igualmente até às 17h00.

Para as ilhas do grupo oriental, São Miguel e Santa Maria, o IPMA emitiu, também, um aviso amarelo para chuva e vento a partir da tarde e até às 23h00.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. Já o aviso amarelo, o terceiro mais grave, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Segundo a delegação regional dos Açores do IPMA, uma zona depressionária complexa está a provocar o agravamento do estado do tempo no arquipélago e, às 9h30 locais, estava a ser afetado o grupo ocidental, prevendo-se nas próximas horas que atinja, primeiro, o grupo central e, depois, o oriental.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomendou entretanto medidas de autoproteção, como a consolidação de telhados, portas e janelas, o corte de árvores em risco de queda e a limpezas dos sistemas de drenagem.

A Proteção Civil aconselha a que sejam guardados objetos soltos do jardim, o fecho de janelas e persianas, e que a população evite circular sem necessidade.

“Ligue o rádio e fique atento às recomendações difundidas, não contribua para a divulgação de boatos, siga sempre as recomendações dos agentes das autoridades presentes”, são outras das recomendações da Proteção Civil dos Açores.

Capitania do Funchal recomenda regresso dos barcos aos portos de abrigo

Também a capitania do Porto do Funchal difundiu, esta quinta-feira, avisos meteorológicos e de vento forte a vigorar até às 6h00 horas de sexta-feira, solicitando o regresso das embarcações aos portos de abrigo.

Citando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Capitania alerta que o arquipélago está sob Aviso de Sinal 6 (Mau Tempo), significando vento de força 7 (51 a 62 quilómetros por hora) de qualquer direção.

O estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima do arquipélago da Madeira, o IPMA prevê vento fresco a bonançoso aumentando gradualmente para fresco a muito fresco, por vezes forte, a partir da noite quanto à visibilidade será boa a moderada, tornando-se fraca por vezes má igualmente a partir da noite.