319kWh poupados com o
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo MEO

Veja as melhores ofertas de telecomunicações aqui.

Anúncio surpresa. Nico Rosberg deixa a Fórmula 1

Este artigo tem mais de 4 anos

O piloto de Fórmula 1 alemão Nico Rosberg anunciou esta sexta-feira que se vai retirar do desporto, depois de se ter sagrado campeão do mundo esta semana.

i

SRDJAN SUKI/EPA

SRDJAN SUKI/EPA

O piloto de Fórmula 1 alemão Nico Rosberg, anunciou esta sexta-feira que se vai retirar do desporto, depois de se ter sagrado campeão do mundo esta semana. “Escalei a minha montanha, estou no topo, sinto que isto é o correto”, escreveu Rosberg.

Na mensagem que deixou na sua página de Facebook, o campeão do mundo escreve: “em 25 anos no automobilismo, o meu sonho, o único, foi tornar-me campeão mundial de Fórmula 1. Através de trabalho duro, de dor, dos sacrifícios, este foi o meu objetivo. Agora consegui. Escalei a minha montanha, estou no meu auge, sinto-me bem”, começa por dizer Rosberg.

O campeão mundial de Fórmula 1 conta ainda como e quando tomou a decisão de colocar um ponto final na sua carreira. “Quando ganhei a corrida em Suzuka, o destino do título passou a estar nas minhas mãos, começou a grande pressão, e comecei a pensar sobre encerrar minha carreira no automobilismo se me tornasse campeão mundial. No domingo de manhã, em Abu Dhabi, eu sabia que aquela poderia ser a minha última corrida, e esse sentimento tornou-se claro na minha cabeça antes da largada. Eu queria aproveitar cada parte da experiência, sabendo que poderia ser a última vez… e então as luzes se apagaram, e eu tive as mais intensas 55 voltas de minha vida. Tomei a decisão na segunda-feira à noite.”

Rosberg termina o texto afirmando que está agora a desfrutar do momento e agradece à equipa que o acompanhou.

Números de campeão

Nico Rosberg, de 31 anos, começou a correr com apenas seis anos, talvez por influência do seu pai, Keke Rosberg – também ele campeão do mundo em Fórmula 1 (1982) – e não mais parou… até esta sexta-feira. Desde 2006 a correr na Fórmula 1, Nico Rosberg conquistou bastantes prémios e cortou várias metas.

São estes os números que pautaram a caminhada do campeão de Fórmula 1: participou em 206 Grandes Prémios, teve 30 pole positons (venceu a qualificação e assim partiu na melhor posição), venceu 23 dos Grandes Prémios que disputou e conquistou um titulo de campeão mundial.

Sagrou-se pela primeira vez, campeão do mundo de fórmula 1 no passado dia 27 de novembro quando acabou em segundo lugar no Grande Prémio de Abu Dhabi. Apenas cinco dias após a conquista anuncia o fim da carreira e já há reações ao anúncio surpresa.

O Twitter oficial da Fórmula 1 foi dos primeiros a reagir à decisão do piloto:

Órgãos de comunicação social como a BBC sports também reagiu ao anúncio surpresa:

Admiradores da modalidade também já reagiram:

https://twitter.com/OGrandeSoberano/status/804683561987112961

A página está a demorar muito tempo.