A TAP está a ser investigada em Espanha por ter pedido prioridade na aterragem em Santiago de Compostela por emergência de combustível, num voo Funchal-Porto, mas a companhia garante que nunca esteve em causa a segurança da operação.

De acordo com a Comissão de Investigação de Acidentes e Incidentes de Aviação Civil espanhola, “uma vez em contacto com aproximação a Santiago [de Compostela] a tripulação declarou ‘mayday’ por emergência de combustível, uma vez que a estimativa de gestão de combustível indicava que iam aterrar com uma quantidade abaixo dos 989 quilogramas estabelecidos no plano de voo operacional como reserva final”.

Fonte oficial da TAP garantiu à Lusa que naquele voo, a 10 de outubro, “foram cumpridos todos os protocolos” e que “em momento nenhum esteve em causa a segurança da operação”.

“A atuação dos pilotos da TAP foi exemplar e em momento nenhum esteve em causa a segurança da operação”, esclareceu a companhia liderada por Fernando Pinto, realçando que “o voo trazia mais combustível do que aquele minimamente requerido de acordo com a regulamentação internacional em vigor”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fonte oficial da TAP explica que “a declaração de emergência de combustível foi declarada por imposição legal”, já que “é obrigatório sempre que qualquer voo preveja aterrar com combustível abaixo de 30 minutos de voo” e que a aeronave aterrou com combustível para voar mais 29 minutos.

A aeronave Airbus A-319, com matrícula CS-TTD, aterrou “sem contratempos” na pista 35 do aeroporto de Santiago, “com 962 quilogramas de combustível”, adianta o organismo espanhol que está a investigar a ocorrência.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da organismo espanhol disse que a investigação se iniciou no dia da ocorrência, a 10 de outubro, recusando dar mais informação até à publicação do relatório final.

Segundo o relatório preliminar deste organismo, “a tripulação considerou o aeroporto de Vigo como a primeira alternativa [ao aeroporto do Porto] e ajustou a gestão de combustível em função deste planeamento, vigiando a situação meteorológica deste aeroporto”, depois de frustrada a tentativa de aterragem no Porto devido às más condições de visibilidade.

A tripulação do voo da TAP foi então informada de que o aeroporto de Vigo estava completo, sem capacidade de estacionamento, pelo que deveriam seguir para Santiago de Compostela.

A TAP esclarece que a aeronave saiu do aeroporto do Funchal com mais 1.135 quilogramas, suficientes para mais de 30 minutos de espera para além dos 30 minutos regulamentares a baixa altitude, em que o consumo é mais penalizante. “Além deste, tinha ainda o combustível previsto para voar para o aeroporto alternativo, um adicional para situações de contingência e combustível para se deslocar no solo entre o estacionamento e as pistas”, acrescenta.

A aterragem do voo, que transportava 75 passageiros e seis tripulantes, ocorreu “sem contratempos”, de acordo com o organismo.