Modelo hoje em dia incontornável na oferta da marca dos quatro anéis, o Audi A3 comemora, após um percurso de três gerações e mais de 4 milhões de unidades vendidas, 20 anos de existência.

Actualmente com uma oferta disponível em quatro variantes, quatro tipos de motorização e três níveis de equipamento, o primeiro Audi A3 nasceu a partir da mesma base do Volkswagen Golf IV e apenas na configuração hatchback de três portas. Mas também com três níveis de equipamento e quatro motores – dois a gasolina e dois a diesel.

Apenas dois anos após o lançamento, mais concretamente em Setembro de 1998, o compacto premium receberia a primeira solução de tracção integral quattro – uma novidade no segmento –, sendo que, logo no ano seguinte, chegaria a carroçaria de cinco portas.

Já a primeira versão verdadeiramente desportiva do A3, a que a marca de Ingolstadt deu o nome de S3, seria lançada ainda na Primavera do mesmo ano de 1999, equipada então com um quatro cilindros 1,8 litros a gasolina com turbocompressor e cinco válvulas por cilindros, a debitar 210 cv de potência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No Salão Automóvel de Genebra de 2012, o A3 voltou a dar que falar, ao estrear o primeiro sedan três volumes da sua história. Porém, ainda antes disso, em 2011, a Audi daria a conhecer a mais radical versão do modelo até ao momento: o RS3, ainda na variante Sportback, com motor de cinco cilindros e 340 cv de potência. Proposta que, já em 2015, acabaria por ter a sua segunda geração, a debitar 367 cv de potência.

Finalmente, já este ano, no último Salão Automóvel de Paris, a Audi deu a conhecer a sua última “invenção” no seio da família A3: o RS 3 Sedan, o primeiro pequeno três volumes da marca a ostentar a sigla RS, que tem na base um 2.5 TFSI com 400 cv de potência, sendo o mais potente cinco cilindros à venda no mercado.

[jwplatform Zl5HR3Sg]

Cumpridas duas décadas de existência, com três gerações já apresentadas, o Audi A3 é, hoje em dia, um dos principais best-sellers da marca dos quatro anéis, comercializado em mais de 100 mercados, em variantes de propulsão tão distintas como o A3 a gasolina e diesel, o A3 Sportback e-tron e o A3 Sportback g-tron.