Alan Ruschel, 27 anos, é um dos sobreviventes da tragédia que envolveu o clube brasileiro Chapecoense e que tirou a vida a 71 pessoas, na Colômbia. Já consciente, o lateral brasileiro disse ao pai que não se lembra do que aconteceu a bordo do avião em que a equipa se deslocava para jogar a final da Taça Sul-Americana. A irmã de Alan conta o episódio numa foto que publicou na rede social Instagram.
Ao brasileiro G1, Axi Ruschel diz que o irmão está a progredir, que conversa com o pai e com a noiva, mas que não se lembra do que acidente, só do facto de estar a viajar para ir jogar a final da Taça Sul-Americana. A noiva Marina Storchi acrescentou que o jogador está “super bem, mexeu mão, pé, levantou, está ótimo”.
Alan Ruschel nasceu no Rio Grande do Sul e joga como lateral-esquerdo no Chapecoense, depois de ter sido emprestado pelo Sport Club Internacional. Foi o primeiro passageiro a ser resgatado após o acidente, tendo integrado a unidade de cuidados intensivos da Clínica Somer, na Colômbia.
Este sábado, os corpos das 71 vítimas mortais chegaram à Arena Condá, o estádio da Associação Chapecoense, para uma homenagem que contou com 100 mil adeptos do clube, debaixo de chuva. O presidente brasileiro Michel Temer entregou uma medalha de mérito desportivo a um familiar de cada vítima do desastre aéreo.