A barra marítima de Tavira está encerrada este sábado a toda a navegação devido à previsão de agitação marítima, informa a Marinha Portuguesa. Segundo a informação disponível no Portal da Marinha e atualizada às 10h20 de sábado, há ainda cinco barras condicionadas a embarcações de determinada dimensão.

As barras de Vila do Conde e Póvoa do Varzim estão condicionadas a embarcações de calado superior a dois metros, que devem praticar a barra apenas no período compreendido entre duas horas antes e até duas horas após a preia-mar.

Já a barra de São Martinho do Porto está condicionada a toda a navegação devido a assoreamento, podendo apenas ser praticada na preia-mar.

A Marinha informa ainda que a barra de Faro está fechada a embarcações de comprimento inferior a 10 metros, enquanto a de Vila Real de Santo António está encerrada “a embarcações de comprimento de fora a fora inferior a 10 metros”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para este sábado, na região norte, céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva fraca a partir da tarde, intensificando para o fim do dia.

O vento soprará fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante leste, soprando temporariamente moderado a forte (30 a 50 km/h) e por vezes com rajadas até 90 km/h nas terras altas.

Para as regiões centro e sul a previsão aponta para céu geralmente muito nublado e aguaceiros, que a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela podem ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial durante a tarde.

O vento estará moderado (25 a 35 km/h) predominando de sueste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h), por vezes com rajadas até 75 km/h no litoral e sendo forte (40 a 55 km/h), por vezes com rajadas até 90 km/h, nas terras altas.

As temperaturas máximas previstas para este sábado são de 16 graus Celsius em Lisboa, 19 em Faro e 17 no Porto.