Rádio Observador

Rolls-Royce

SUV da Rolls-Royce vem aí com projecto Cullinan

Está cada vez mais próximo o Rolls-Royce mais versátil de sempre. O projecto Cullinan está bem e recomenda-se, e os primeiros protótipos do SUV inglês já começaram a ser testados na via pública.

Autor
  • António Sousa Pereira

No início de 2015, a Rolls-Royce comprometia-se publicamente, perante os seus accionistas, a informá-los regularmente acerca dos progressos do chamado projecto Cullinan. Uma medida que se compreende, pois dará origem a um seus dos modelos mais originais e arrojados de sempre, por muitos considerados como um SUV e visto como rival do Bentley Bentayga. Contudo, a refinada marca britânica prefere dispensar o termo Sport Utility Vehicle, definindo-o antes como um veículo de todo-o-terreno e “altura superior ao normal” (a expressão original é “high sided”), capaz de “chegar sem esforço a onde quer que seja”.

Desde essa altura, a Rolls-Royce tem publicado duas actualizações anuais relativas ao Cullinan. A mais recente acaba de ser desvendada, para mais acompanhada de algumas imagens, e da informação de que os primeiros protótipos rolantes do modelo já iniciaram os seus testes de desenvolvimento na via pública. Duras provas práticas que passarão pelo Ártico já neste Inverno, logo após o Natal, para testar o sistema de transmissão e a resistência a temperaturas extremamente baixas. Depois será a vez de lidar com o calor abrasador do deserto do Médio Oriente, lá para o final de 2017.

Nessas fotografias, em que surgem veículos ainda bastante camuflados, é possível perceber que a dianteira evoca de imediato o Phantom, e que o aspecto geral do modelo está mais próximo de uma carrinha de grande porte, mas com uma generosa altura ao solo, do que com as linhas típicas de um SUV ou de um todo-o-terreno. Afinal, em linha com o que a própria Rolls-Royce já tinha insinuado.

Anteriormente, os representantes dos accionistas já tinham tido oportunidade de conhecer o protótipo de engenharia que serviu para o desenvolvimento do sistema de tracção integral, assim como aqueles utilizados para testar a nova plataforma totalmente em alumínio, que servirá de base a todos os novos Rolls-Royce a partir de 2018.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)