O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, ganhou a votação online dos leitores da revista Time para a Pessoa do Ano. Este resultado, que o destaca como a figura mais influente de 2016 aos olhos dos votantes, bateu os votos obtidos por outros líderes mundiais, artistas e políticos.

A revista Time conta que Modi ganhou com 18% dos votos e manteve-se à frente, destacado de outras personalidades como Barack Obama, Donald Trump e Julian Assange, que conseguiram apenas 7% da votação. Hillary Clinton e Mark Zuckerberg estavam também entre os nomeados, mas apenas obtiveram 4% e 2%, respetivamente.

Embora a votação tenha sido feita pelos leitores da revista e tenha encerrado no domingo, a palavra final é dos editores da Time e só no próximo dia 7 de dezembro, quarta-feira, é que vai ser revelado o vencedor.

De acordo com a Time, os resultados da votação diferem não só a nível mundial, mas também nos Estados Unidos: os principais votantes são os indianos e habitantes da Califórnia e da Nova Jérsia.

Esta iniciativa da Time é anual e pretende selecionar a pessoa ou grupo de pessoas que tiveram um grande impacto a nível mundial, quer seja positivo ou negativo, no último ano.

Narendra Modi nasceu no Estado de Gujarat, no oeste da Índia, e foi eleito primeiro-ministro da Índia em 2014, com maioria absoluta. Modi tem feito parte da agenda mediática durante os últimos meses por ter ratificado o Acordo de Paris contra as mudanças climáticas e ainda por ter eliminado do mercado indiano as notas de 500 e de mil rupias (7 e 14 euros), com o objetivo de combater o mercado negro e a corrupção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR