A exposição “Na Praia”, com 26 obras que percorrem uma década de criação da pintora Paula Rego, partindo da peça com o mesmo nome que entrou no acervo da Casa das Histórias, é inaugurada esta quarta-feira, em Cascais.

De acordo com a Casa das Histórias Paula Rego, a exposição vai estar patente até 26 de fevereiro de 2017, parte do acrílico sobre tela “On the Beach” (“Na Praia”), criado em 1985, e apresentado em outubro deste ano em Londres, na feira de arte Frieze Masters.

A peça foi recentemente depositada pelo proprietário, um colecionador particular português, na Casa das Histórias Paula Rego, passando a integrar o seu acervo, revelou à agência Lusa a curadora da exposição, Catarina Alfaro.

A partir desta obra, a Casa das Histórias decidiu apresentar a exposição “Na praia/On the beach”, que dá a conhecer um ideário narrativo e imagético de cerca de uma década de criação da artista, os anos 1980.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nesta década, Paula Rego encontrou uma linguagem visual radicalmente nova para contar as suas histórias, criando um universo ambíguo e complexo de interação entre seres humanos, animais, vegetais e híbridos.

A década de 1980, na vida de Paula Rego, é marcada por eventos significativos, como o estabelecimento definitivo da sua família em Londres, no Reino Unido, dando início a um novo ciclo.

Em 1983, a artista começa a colaborar com a Slade School of Fine Art, enquanto professora convidada e, cinco anos depois, em 1988, realiza a sua primeira grande exposição individual na Serpentine Gallery (Londres).

Este é, no entanto, o mesmo ano de um evento trágico na vida da pintora, pois o marido, também artista, Victor Willing, morre de esclerose múltipla, após longo período de doença.

Também até 26 de fevereiro, vai continuar patente a exposição “Old Meets New”, também da artista, na Casa das Histórias Paula Rego.