“Marcar, moldar e guiar” a Europa. Este é o mote do ranking Politico 28, feito pelo jornal Politico, em parceria com a Sky, que escolheu algumas figuras influentes em cada país da União Europeia. A representante portuguesa é a angolana Isabel dos Santos, que ocupa a 11ª posição da lista.

Quem é o jornal Politico e no que consiste o Politico 28?

Mostrar Esconder

O Politico é um jornal americano que tem um unidade importante em Bruxelas. Tal como o nome próprio indica, dedica-se especialmente a assuntos ligados à política. O jornal foi fundado em 2007 e inaugurou no ano passado o Politico 28, que resume num ranking com 28 lugares as mais marcantes figuras da União Europeia.

Isabel dos Santos é angolana de nacionalidade, mas isso não a impede de ser considerada a figura marcante por Portugal. O Politico justifica a escolha com o facto de a filha do presidente angolano ter uma participação muito ativa em vários negócios e empresas em Portugal.

Escreve o jornal que Isabel “é a mulher mais rica de Angola e um símbolo como a relação se inverteu entre Portugal e [a ex-colónia] Angola”. Isabel dos Santos está presente na economia portuguesa com “participações no setor bancário, telecomunicações e redes de energias” em Portugal, um país que a publicação chama de “sedento por crescimento económico”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Veja na fotogaleria abaixo algumas das outras figuras que integram o ranking.

5 fotos