Donald Trump vai escolher John Kelly, um general reformado, cujo filho foi morto em combate no Afeganistão, para o cargo de Secretário de Segurança Interna dos Estados Unidos, avança o The New York Times. A decisão ainda não é oficial uma vez que o general está ausente dos EUA esta semana, pelo que Trump deverá marcar a reunião decisiva durante a próxima semana.

John Kelly, 66 anos, é um general com muita experiência após 44 anos de carreira na Marinha e de lideranças de tropas no Iraque, que se reformou em fevereiro. Integrou a NATO, tem a reputação de preferir o “soft power” em vez do poderio militar puro e duro e está envolvido em questões da assistência humanitária e na ajuda em caso de desastres. Kelly chegou a questionar a administração Obama sobre abrir mais cargos militares a mulheres, propondo inclusivé, diminuir as exigências físicas.

Em 2010 John Kelly perdeu o filho, Lt. Robert Michael Kelly, que combatia no Afeganistão, após este pisar uma mina. Donald Trump terá dito que gostaria de ter pessoas com conhecimento dos custos da guerra a liderar a segurança do país. As grandes preocupações de Kelly parecem ser a imigração, o terrorismo e o tráfico de droga.

Sobre o terrorismo:

Dada a oportunidade de fazer outro 9/11, o nosso vicioso inimigo faria isso hoje, amanhã e todos os dias. Eu não sei porque é que eles nos odeia, e francamente não me importo, mas eles odeiam-nos e são conduzidos irracionalmente para a nossa destruição” frisou Kellyno Memorial Day no Texas, em 2013, citado o The Washington Post.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR