O mau tempo que assola os Açores provocou pequenos danos materiais em habitações das Flores e Corvo, ilhas que estão sob aviso vermelho devido à previsão de rajadas de vento de 150 quilómetros por hora.

O presidente da Câmara do Corvo, José Manuel Silva, disse à agência Lusa pelas 22:00 locais (mais uma hora em Lisboa) que “três habitações sofreram danos, em janelas, portas e cobertura numa delas”, assim como a “esplanada de um restaurante que foi destruída parcialmente”, não havendo vítimas a registar.

Na vizinha ilha das Flores, que com o Corvo integra o grupo ocidental do arquipélago, “há pequenos danos materiais num telhado e num portão que o vento arrancou”, adiantou o presidente da Câmara das Lajes das Flores, Luís Maciel.

“Não é nada de muito significativo”, declarou Luís Maciel, salientando que trabalhadores da autarquia mantêm-se a postos para qualquer eventualidade.

Na mesma ilha, no concelho de Santa Cruz das Flores, “não há ocorrências a registar”, sendo que “os bombeiros ainda não saíram do quartel”, declarou o presidente da autarquia, José Carlos Mendes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O vento está a soprar com muita intensidade, mas não há cortes de eletricidade, nem estradas obstruídas”, esclareceu José Carlos Mendes.

As ilhas do Corvo e das Flores estão sob aviso meteorológico vermelho até às 05h00 de quinta-feira. O aviso vermelho representa uma situação meteorológica de risco extremo.

Este aviso foi antecedido para as Flores e Corvo por um aviso laranja para vento e outro igual para agitação marítima que se prolongam até à próxima madrugada.

Fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores adiantou que nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge, do grupo central, existe “indicação de ocorrências sem danos significativos”.

Para o grupo central, de que fazem parte ainda as ilhas Terceira e Graciosa, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantém igualmente um aviso laranja até às 05:00 de quinta-feira devido ao vento, com rajadas que podem atingir os 130 kms/hora.

O IPMA emitiu, também, avisos amarelos devido à previsão de chuva, trovoada, agitação marítima e vento, para os grupos ocidental, central e oriental, este último constituído pelas ilhas de São Miguel e Santa Maria. Estes avisos mantém-se até quinta-feira.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. Já o aviso amarelo, o terceiro mais grave, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Devido ao agravamento das condições meteorológicas, quatro portos dos Açores estão encerrados a toda a navegação: Lajes e Madalena, na ilha do Pico, o porto da Casa, no Corvo, e o das Poças, nas Flores.