As bolsas europeias seguem esta sexta-feira mistas, depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter anunciado que vai aumentar o programa de compra de ativos ou prolongá-lo no tempo se isso for necessário para garantir a solidez da moeda única.

Cerca das 08h30 em Lisboa, o Eurostoxx 50, o índice que representa as principais empresas da zona euro, seguia a recuar 0,02%, negociando nos 3.185,21 pontos. As principais bolsas europeias seguiam a negociar entre os ganhos de 0,18% de Paris e as perdas de 0,28% de Madrid.

Lisboa seguia a recuar 0,35% para os 4.643,16 pontos.

O Banco Central Europeu (BCE) manteve na quinta-feira as taxas de juro de referência em 0% e anunciou que vai comprar 60 mil milhões de euros em dívida pública mensalmente entre abril e dezembro do próximo ano. Os investidores estarão esta sexta-feira atentos à publicação de diversos dados macroeconómicos, como as exportações de outubro na Alemanha e a produção industrial em França.

No mercado de matérias-primas, o barril de Brent, de referência na Europa, abria esta sexta-feira em 54,06 dólares, ligeiramente acima do preço de quinta-feira, enquanto no mercado de divisas o euro se situava nos 1,0614 dólares, abaixo do valor da sessão anterior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR