Vários manifestantes envolveram-se este sábado em confrontos verbais e empurrões com elementos da PSP, em Coimbra, durante protestos promovidos pela Associação Portuguesa de Empresas de Diversões.

Pouco antes das 13:00, quando camiões dos empresários do setor circulavam em marcha lenta junto ao Convento de São Francisco, com buzinas em atividade ruidosa desde o início da manhã, um grupo de pessoas mais exaltadas envolveu-se numa troca de palavras com os agentes da ordem.

Estes manifestantes ainda se sentaram nas faixas de circulação da rotunda, junto ao Portugal dos Pequenitos e ao Convento de São Francisco, onde o trânsito esteve algum tempo parado.

Empurrões e ânimos exaltados terminaram com o restabelecimento da ordem, sem danos físicos, e as ações de protesto a prosseguirem durante a tarde.

No Convento de São Francisco decorre, desde as 09:30, a Convenção Nacional dos 40 anos do Poder Local Democrático, com a presença do primeiro-ministro, António Costa, na abertura dos trabalhos, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que preside ao encerramento, às 17:30.