Quatro centrais solares fotovoltaicas vão ser construídas no concelho de Estremoz, no distrito de Évora, num investimento total de 20 milhões de euros, revelou esta segunda-feira à agência Lusa o presidente do município, Luís Mourinha.

O autarca realçou que os investimentos previstos para o concelho, na área da energia solar, estão a cargo de empresas que vão ficar sediadas em Estremoz e que vão “contribuir para a criação de postos de trabalho”.

Segundo o município, as centrais solares de Montes Novos e de São Bento do Ameixial 1 e 2 vão ser construídas no mesmo terreno, em Montes Novos, na área da União das Freguesias do Ameixial (Santa Vitória e São Bento).

O autarca previu que a energia elétrica gerada por estas três centrais possa abastecer mais de 2.000 habitações. A quarta central solar fotovoltaica vai ser construída na Herdade da Fonte Figueira, em Santa Vitória do Ameixial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A produção instantânea de energia, prevista para a central de Fonte Figueira, equivale ao consumo médio de eletricidade de 20.000 habitantes.

As quatro centrais vão “ocupar dezenas de pessoas na fase de construção e criar alguns postos de trabalho quando começarem a funcionar”, frisou Luís Mourinha.

Também no concelho de Estremoz, já está a funcionar outra central solar fotovoltaica, na Herdade do Freixial, em Santa Vitória do Ameixial, que envolveu um investimento de cinco milhões de euros.