O exército sírio conquistou uma importante zona no sudeste de Alepo, passando a controlar 90% da áreas que tinham sido dominadas pelos rebeles, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

De acordo com a organização não-governamental, forças leais ao Presidente Bashar al-Assad tomaram hoje a zona de Sheikh Saeed, após violentos confrontos que começaram na tarde de domingo. “O exército controla agora totalmente Sheikh Saeed”, disse à agência AFP o líder do Observatório, Rami Abdel Rahman.

“As forças do regime sírio controlam agora 90%” das áreas que estavam sob controlo dos rebeldes em Alepo, disse. Alepo, a segunda cidade da Síria, está dividida desde 2012 entre forças do Governo na zona oeste e grupos rebeldes no leste. Em menos de um mês uma intensa ofensiva do exército sírio e milícias aliadas invadiu quase todo o território controlado pelos rebeldes.

Ataques aéreos atingiram as áreas que ainda são controladas pela oposição durante a noite e até à manhã desa segunda-feira, indicou o Observatório sedeado no Reino Unido. Pelo menos 413 civis foram mortos no leste de Alepo desde que começou a ofensiva, a 15 de novembro, e 138 morreram em bombardeamentos dos rebeldes no oeste da cidade, segundo a ONG.

Mais de 300 mil pessoas morreram desde que o conflito sírio eclodiu em março de 2011.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR