A nadadora chinesa Chen Xinyi foi banida de competir por dois anos, anunciou, esta segunda-feira, a Federação Internacional de Natação (FINA), depois de ter falhado num teste de ‘doping’, durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

A atleta de 18 anos testou positivo em hidroclorotiazida, substância diurética proibida pela Agência Mundial Antidopagem (AMA), a 8 de agosto, no mesmo dia em que terminou em quarto lugar nos 100 metros mariposa. Chen fica assim banida de competir entre 11 de agosto deste ano e 10 de agosto de 2018, detalhou a FINA, em comunicado. Os diuréticos aumentam o fluxo da urina e podem ser usados para esconder a presença de substâncias que servem para melhorar a performance desportiva, durante os testes ‘antidoping’.

Chen venceu a medalha de ouro nos 100 metros mariposa e 50 metros livre, durante os Jogos Asiáticos, em 2014, estabelecendo um novo recorde naquela competição regional.

Em março passado, a Associação de Natação da China disse que seis nadadores chineses testaram positivo para o uso de substâncias proibidas, incluindo três devido ao uso de hidroclorotiazida. Dois desses atletas receberam apenas advertências.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR