O Papa Francisco admite que o seu pontificado pode ser breve, numa entrevista citada no documentário Papa Francesco: come Dio comanda [Papa Francisco: como Deus comanda], exibido este domingo na televisão italiana Sky Atlantic. O líder da Igreja católica tinha dito no ano passado, em entrevista à cadeia de televisão mexicana Televisa: “Tenho a sensação de que o meu pontificado será breve, 4 ou 5 anos“.

“É como uma sensação um pouco vaga, talvez nem seja assim. Mas tenho a sensação de que o Senhor me pôs aqui por pouco tempo. É uma sensação, porque todas as possibilidades estão em aberto”, disse o Papa.

O documentário, orientado pelo padre jesuíta Antonio Spadaro, diretor da revista Civilità Cattolica, reúne um conjunto de imagens amadoras, gravadas com telemóveis, que mostram o lado mais humano do Papa Francisco. Algumas partes do documentário — websérie para ver na vertical, no telemóvel — podem ser vistas no jornal italiano La Repubblica.

As declarações de três entrevistas em espanhol constituem o fio condutor do documentário, ilustrado com imagens do Papa em viagens internacionais ou na Praça de São Pedro, no Vaticano. Ao longo do filme, Francisco fala de temas como a sua eleição, o dia-a-dia no Vaticano, a crise dos refugiados ou o terrorismo na Europa. Além disso, o documentário inclui também declarações exclusivas, recolhidas pelo próprio padre Antonio Spadaro em conversas com o Papa.

O filme, de Diana Ligorio e de Salvatore Mazza, é uma forma de assinalar o 80.º aniversário do Papa Francisco, no próximo dia 17. O trabalho recupera também as declarações do Papa sobre dificuldades de quando chegou ao Vaticano. “Mudar de hábito custa, mas uma pessoa habitua-se. A única coisa de que gostaria era de poder sair um dia, sem que ninguém me reconhecesse, e poder entrar numa pizaria para comer uma piza”, conta o Sumo Pontífice.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR