A economia portuguesa deve crescer 1,2% este ano, de acordo com um painel de 23 economistas da agência Bloomberg. Esta estimativa corresponde a uma revisão em alta da previsão anterior, que era de 1%, e está em linha com a meta do Governo para este ano. No entanto, os economistas antecipam que a taxa de crescimento se vai manter estabilizada nos 1,2% no próximo ano e em 2018.

As estimativas antecipam ainda um crescimento mas fraco no último trimestre do ano, de 0,2%, depois da subida do Produto Interno Brito (PIB) ter surpreendido pela positiva no terceiro trimestre.

Um dos analistas do Commerzbank, citado pela Bloomberg, explica as razões por trás de previsões conservadoras a médio prazo. É que apesar do forte crescimento registado no terceiro trimestre e do provável cumprimento da meta do défice público em 2016, “Portugal permanece um dos candidatos às crises da zona euro”. O crescimento verificado nos últimos tempos tem sido sustentado na procura externa (exportações) e não está à vista a retoma da procura interna.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR