Os diretores de museus de Portugal e Espanha vão participar num encontro, entre terça e quinta-feira, no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, para partilhar projetos de investigação e inventário na área da museologia.

De acordo com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), o IV Encontro de Diretores de Museus de Portugal e Espanha é um evento bianual, organizado pelos organismos de tutela dos museus de ambos os países.

Da parte de Espanha, a organização cabe à Subdirección General de Museos Estatales, e o país de acolhimento vai alternando, mas sempre com o objetivo de promover a cooperação entre os museus dos dois países e promover projetos conjuntos.

Entre outros temas, vão estar em foco ‘Museus e cidadania: globalização, minorias e migrações’, ‘Os públicos dos museus’, ‘Museus e coleções online’, ‘Colaboração bilateral’ e ainda a partilha de experiências de projetos, debates, reflexões teóricas e visitas a museus.

Esta terça-feira, o diretor do Museu Nacional de Etnologia, Paulo Costa, falará ‘Do Universalismo à Multiculturalidade’, e Fernando Sáez Lara, diretor do Museo Nacional de Antropología, de Espanha, sobre ‘Museus e migrantes: Podemos ter um papel ativo e relevante nos processos de aceitação e reconhecimento da diversidade cultural?’

Na abertura, às 9h30, estarão presentes a diretora-geral do Património Cultural, Paula Silva, e o subdiretor-geral dos Museus Estatais de Espanha, Miguel González Suela.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR