É um daqueles casos onde o nome diz tudo. Um ministério – evidentemente secreto – que gere as deformações do passado que influenciariam o futuro. “É um grande momento para nós apresentar esta programação, que tem como eixo o ‘Ministério do Tempo’”, avança Daniel Deusdado (diretor de programas da RTP). É o título que encabeça as novidades da estação pública para o início do ano que vem, apresentadas esta quarta-feira.

E a novidade não é só a tal produção, é ainda a hora a que será transmitida: “A ficção é essencial para nós, é onde investimos mais, é o que já está a marcar toda a Europa: as séries em prime time. O desafio de colocar a ficção às 21h, é claro que tem um risco, significa alterar o padrão que neste momento resulta, que é do concurso. Estamos satisfeitos com o ‘The Big Picture’ mas não queremos virar a cara ao risco. Fazê-lo significa colocar a ficção na hora que tem mais público”, confirma.

Ou seja, pode bem vir a dar-se o caso de a típico telenovela competir com uma série, confronto raro neste país. Mas há mais vida para lá desta produção de época (s). Tira o bloco de notas e aponte os seus preferidos. Há o regresso de “A Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Tua”, que agora também será transmitido diariamente, ao meio-dia, para abrir o apetite, evidentemente. E que, a partir de fevereiro, deixará de ter VIPs e passa a ser feito com concorrentes de todo o país. Bem como – e a nosso ver é a não esquecer – teremos a oportunidade de celebrar a emissão 3 mil de “O Preço Certo”. Dizem-nos que é a 12 de março. Não combine nada para esse dia.

“Ministério do Tempo”

É o maior sucesso da TVE a nível internacional por largos anos. O sucesso é tanto que os fanáticos ganharam o nome de ministéricos nas redes sociais. E a adaptação portuguesa tem tudo para correr bem, porque se falamos de uma série de época, se falamos de história, não queremos tanto saber de Cervantes, não é por mal, é que preferimos o nosso Gil Vicente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mariana Monteiro, João Craveiro, Sisley Dias, Luís Vicente, António Capelo, Andreia Diniz e Carla Andrino são alguns dos atores que constam neste enredo, que pode ser visto como uma dança, em modo viagem, a vários momentos históricos importantes. No fundo, a missão deste ministério é remendar falhas quando alguém quer mexer com o passado para alterar o presente.

Estreia a 2 de janeiro, às 21h.

“Os Extraordinários”

Apresentado por Sílvia Alberto, este programa de talentos tem pouco de comum. É também uma adaptação internacional do programa “The Brain” e tem como objetivo demonstrar um conjunto de cidadãos portugueses capazes de proezas incríveis. Calma, não são super-heróis, mas são mestres do cálculo mental, binário, entre outras coisas. O que talvez deva ser encarado como superpoder nos dias que correm.

Esta produção em parceria com a Endemol estreia-se a 1 de janeiro, a seguir ao Telejornal.

“Sim, Chef!”

Manel (Diogo Martins) é um jovem de Braga que persegue o novo grande sonho: ser Chef. Sim, que antes ainda se sonhava ser cozinheiro. O sotaque está lá todo mas Manel muda de cidade, vem para a capital, onde estão todos os grandes restaurantes. E no azar, às vezes, vem a sorte. Uma entrevista falhada no restaurante “Divina Comédia”, liderada pelo execrável Chef Vítor Guerreiro (Miguel Guilherme), acaba por não ser mau negócio. Manel consegue ser contratado e agora segurem-se.

A nova aposta forte de comédia da RTP é comestível. Ou, pelo menos, passa-se dentro de uma cozinha. Resta saber se o ambicioso Manel chega à estrela Michelin.

“Filha da Lei”

Isabel Garcia (Anabela Moreira) é Inspetora-Chefe da Polícia Judiciária, estrutura onde trabalha há 17. Pelo na venta, pistola na cintura, Garcia é uma daquelas mulheres que não desmaia com o sangue. Só que mesmo essa gama de gente, preparada para a vida, não lida muito bem com o maior caso policial dos últimos vinte anos em Portugal. Alguém anda a matar adolescentes em Lisboa de forma bárbara.

Dormir à noite torna-se, portanto, tarefa mais árdua. Felizmente Isabel Garcia tem Samuel Lopes (Ivo Canelas). Inspetor estagiário, formado em psicologia criminal, que parece ser ajuda preciosa para esta situação adversa. Exigia-se uma série criminal para 2017, a RTP dá.

“Feitios”

Sitcom que é sitcom faz-se de estereótipos. “Feitios”, diríamos, é uma espécie de Malucos do Riso 2.0. Ou seja, as dinâmicas humorísticas estão presas a uma sogra que adora irritar o genro, a um proprietário de um bar cujo hobby principal é ludibriar os seus clientes, por aí. No centro, uma família com problemas. Como todas.

“Danças do Mundo”

“Chegámos à conclusão que era uma grande oportunidade para apostar nos cinco grandes rostos femininos da estação”, adianta Daniel Deusdado. E como o fazer? Da melhor maneira possível: a dançar. “Danças do Mundo” é um programa, a dar ao sábado à noite, onde Jani Gabriel, Sílvia Alberto, Sónia Araújo, Tânia Ribas de Oliveira e Vanessa Oliveira vão viajar, em duplas, para dez partes diferentes do mundo a fim de aprender a dança típica dessa região. Promete.