Aconteceu entre o Reino Unido e a Islândia, no mar do norte, é a mais alta onda a erguer-se em alto mar. Surgiu em 2013 e contabilizou 19 metros de altura.

A onda foi detetada por uma boia automática a 4 de fevereiro de 2013, segundo a Organização Meteorológica Mundial. O fenómeno terá ocorrido devido a uma frente fria que passou pelo local provocando ventos muito fortes. O vice-diretor da instituição, Wenjian Zhang, afirmou ser a primeira vez que se regista uma onda com estas dimensões em alto mar. “É um registo notável”, confessa. O antigo recorde data de dezembro de 2007, também no Atlântico norte.

No que diz respeito à forma como se pode detetar este tipo acontecimentos, Zhang, diz ser preciso material com melhor qualidade. “Precisamos de alta qualidade e extensos registos do oceano para ajudar numa melhor compreensão entre a interação clima/oceano.”

Recorde que ao nível costeiro a maior onda alguma vez registada aconteceu o ano passado, em Portugal, na Nazaré. O surfista Benjamin Sanchis surfou essa mesma onda, destronando Garret MacNamara que detinha o recorde, também ele na Nazaré, com uma onda surfada, registada em 30 metros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR