A economia brasileira iniciou o quarto trimestre em queda, com a atividade económica a recuar 0,48%, segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco Central (BC).

Foi a oitava vez que o indicador apresentou perdas no ano, tendo registado resultados positivos apenas nos meses de abril e junho.

O Índice de Atividade Económica (IBC-Br) vem de uma retração de 0,08% em setembro, dado revisto que mostra que os sinais negativos continuam a marcar a economia do país, cuja previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) registada no último boletim Focus aponta uma queda de 3,48% em 2016.

Na comparação entre outubro deste ano com o mesmo mês do ano passado, o indicador revelou uma queda 5,28%. Nos dez primeiros meses do ano, o IBC-Br perdeu 4,82%, enquanto nos últimos 12 meses a retração ficou em 5,09%.

O IBC-Br é um indicador mensal divulgado pelo Banco Central do Brasil para sinalizar ao mercado qual é o nível e atividade económica do país e incorpora dados sobre a indústria, comércio e serviços e agropecuária.

O resultado oficial sobre o desempenho PIB é calculado e divulgado trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR