O líder dos eurodeputados socialistas defende o encerramento da central nuclear de Almaraz, num momento em que o governo português e espanhol têm encontros agendados para discutir o assunto. Carlos Zorrinho considera que “a solução ideal é o encerramento da central e, enquanto essa decisão não é tomada, nenhum investimento deverá ser iniciado para prolongar a vida da central”.

Carlos Zorrinho lembra que para que a central continue em funcionamento é necessário que “se faça um estudo detalhado das condições de segurança e dos impactos ambientais, dos dois lados da fronteira” e que “entre em vigor a nova diretiva que regula o sector, e que Espanha tem que transpor até agosto do próximo ano”.

Entretanto, Portugal exigiu uma reunião de emergência a Espanha para pedir esclarecimentos sobre a continuidade em funcionamento da central nuclear de Almaraz — a mais próxima do território português — que deveria ter encerrado em 2010 e já tem vindo a registar incidentes por estar obsoleta.

A central nuclear de Almaraz deveria ter sido fechada há seis anos, mas as autoridades espanholas prolongaram a licença de funcionamento até 2020. Agora, caso esta nova estrutura seja aprovada, o tempo de vida da central deverá ser aumentado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR