A Tradiio concretizou a maior campanha portuguesa de crowdfunding (financiamento coletivo) na Seedrs. A uma semana da data limite, a startup de streaming de música conseguiu angariar 600 mil euros junto de 120 investidores, em troca de 13% do capital. Está agora avaliada em 4 milhões de euros e é a quinta empresa portuguesa a concluir com sucesso uma campanha na plataforma luso-britânica, que é já a maior da Europa.

O projeto fundado por Álvaro Gomez, Miguel Leite e André Moniz vai começar agora o processo de internacionalização para os Estados Unidos da América, a partir de Los Angeles, e escalar a plataforma de descoberta e lançamento de novos projetos musicais a milhões de artistas.

“É motivo de satisfação ter conseguido concluir com sucesso aquela que é a maior campanha de financiamento através do modelo de crowdfunding e de ter conquistado tanto interesse na comunidade de investidores em todo o mundo”, afirmou o líder da Tradiio, em comunicado.

Para Filipe Portela, diretor de desenvolvimento de negócios da Seedrs, “esta campanha veio demonstrar e comprovar que o interesse dos investidores em startups é cada vez maior e expressivo, assim como o interesse de empresas portuguesas em captar financiamento através do equity crowdfunding [financiamento coletivo]. Estamos confiantes que mais empresas se seguirão em 2017″.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Tradiio foi fundada em 2014 e tem por missão descobrir, apoiar e oferecer aos artistas musicais emergentes a hipótese de ganhar credibilidade, exposição, e serem recompensados pelo seu trabalho. A empresa tem operado em Portugal, Brasil, Inglaterra e conta com mais de 42 mil artistas no catálogo. Em 2016, foi considerada uma das melhores startups da Europa pela Wired e uma das mais disruptivas do mundo, de acordo com o ranking da Disrupt100.

Na plataforma portuguesa, os utilizadores podem subscrever diretamente os seus artistas preferidos, pagando uma mensalidade em troca de prémios e experiências. O objetivo é ajudar estes artistas a viver exclusivamente da música.

A Seedrs é liderada pelo português Carlos Silva e é uma plataforma aberta a investidores e empresas na Europa, aceitando campanhas ed investimento em euros e libras. Foi a primeira plataforma a nível mundial a ter atividade autorizada e regulada pela Financial Conduct Authority no Reino Unido. Tem escritórios em Lisboa, Londres, Nova Iorque, Amesterdão e Berlim.