Valentina Guebuza, filha do ex-presidente de Moçambique Armando Guebuza, foi assassinada durante a noite de quarta-feira, em Maputo. A vítima foi alvejada quatro vezes a tiro no tórax e faleceu a caminho de um hospital, o Instituto do Coração, para receber assistência.

Zofimo Muiuane, marido de Valentina Guebuza, é tido como autor do homicídio e terá sido detido pela polícia, encontrando-se numa esquadra da capital do país. Desavenças entre o casal, que foram divulgadas através das redes sociais, terão estado na origem do crime.

Valentina Guebuza tinha 36 anos, uma filha de pouco mais de um ano, e era formada em engenharia civil, licenciatura que completou na África do Sul. Administrava negócios nas áreas das telecomunicações, banca, pescas, transportes, minas e imobiliário, nomeadamente através da holding familiar Focus 21.

Em 2013, a revista norte-americana Forbes elaborou um ranking das mulheres mais poderosas de África. Isabel dos Santos, filha do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, surgiu no primeiro lugar. A sétima posição foi atribuída a Valentina Guebuza.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR