Com radar e câmara dianteira, a mais recente geração do cruise control adaptativo (ACC) da Opel passa a estar disponível também no Astra. Esta solução é proposta, como opção, nas versões de cinco portas e carrinha do compacto germânico, desde que animadas pelos motores 1.4 Turbo (150 cv), 1.6 Turbo (200 cv) ou 1.6 CDTi (136 cv), e equipadas com caixa automática de seis velocidades.

A grande vantagem do ACC é poder ajustar, automaticamente, a velocidade do modelo, acelerando ou travando consoante as necessidades, de forma a manter constante a distância para o veículo que o precede, respeitando os valores pré-definidos pelo condutor em termos de distância para o veículo da frente e velocidade de circulação (passível de ser programada entre os 30 km/h e os 180 km/h).

Esta capacidade é garantida ao ACC pela câmara dianteira, capaz de identificar os veículos que seguem na mesma faixa de rodagem, com o sistema a ser inclusivamente capaz de imobilizar por completo o veículo, e voltar a arrancar autonomamente quando o tráfego assim o permitir (função disponível com o motor 1.4 Turbo), o que permite aumentar substancialmente o conforto de condução em situações de trânsito mais congestionado.

A cargo desta mesma câmara está, ainda, a gestão de outros dispositivos de condução semi-autónoma destinados a incrementar o conforto e a segurança de condução. É o caso do sistema de manutenção de faixa de rodagem, do alerta de saída de faixa, da travagem autónoma de emergência, da assistência à travagem de emergência, do alerta de colisão dianteira e do indicador de distância para o veículo da frente.