Pequim emitiu esta quinta-feira o seu primeiro alerta vermelho, este ano, devido à poluição, prevendo-se o encerramento de escolas e fábricas, enquanto um espesso manto de poluição cobrir a capital chinesa nos próximos cinco dias.

O Governo recomendou ainda que mais 22 cidades no norte da China decretem alertas, quando se prevê a pior vaga de poluição atmosférica na região este ano. O alerta vermelho, o mais alto de um sistema de quatro cores, implica restrições no trânsito (os carros só podem circular em dias alternados, conforme o número da matrícula).

Infantários e escolas de ensino básico e médio são também aconselhados pelo Governo a suspender as aulas e as empresas a adotar “um horário de trabalho flexível”. As fábricas e estaleiros mais poluentes reduzem ou interrompem a produção.

O manto de poluição deverá estender-se até Henan, província do centro do país, a cerca de setecentos quilómetros da capital, e até às províncias de Shanxi, no noroeste, e Shandong, no nordeste, segundo o ministério chinês da Proteção Ambiental.

A previsão aponta que os níveis mais altos de poluição se registem ao longo deste fim de semana. O ministério prometeu ainda verificar se os governos locais adotam as medidas previstas para lidar com a poluição e punir as emissões ilegais das fábricas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR