Cada vez mais disseminados na indústria automóvel, a verdade é que os ecrãs tácteis têm aspectos menos agradáveis, como é o caso dos problemas de legibilidade ou até a acumulação de sujidade, devido às impressões digitais que os dedos deixam no ecrã. Consciente desta (desagradável) realidade, a BMW tem vindo a trabalhar numa nova solução, holográfica (sem recurso a superfícies físicas), a que deu o nome de HoloActive Touch.

Mais evoluída que o sistema de comandos por gestos que já existe nos novos Série 5 e Série 7, esta nova tecnologia permite ao condutor comandar as mesmas funcionalidades até aqui disponíveis num ecrã táctil ou tablet, sem que tenha de tocar num qualquer objecto físico: apenas em comandos projectados holograficamente “no ar”, um pouco à imagem do head up display, ao lado do volante, perto da consola central. Ao seleccionar “no ar” as opções pretendidas, os gestos do condutor são “lidos” por uma câmara, que por sua vez acciona o comando ou a funcionalidade escolhida.

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O sistema holográfico em que a BMW está a trabalhar é uma evolução do controlo por gestos que já é oferecido, por exemplo, no Série 7

Imune a dedos gordurosos ou a marcas de suor, o BMW HoloActive Touch pode assim ser utilizado na escolha de músicas, fazer uma chamada por telefone ou obter informações sobre o automóvel, além de muitas outras funcionalidades até aqui acessíveis através do BMW Connected.

Embora sem revelar a forma como consegue projectar os hologramas, a BMW garante que este pode ser mais um passo na integração entre Homem e Máquina, nomeadamente, nos automóveis de condução autónoma.

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