O Papa Francisco pediu uma velhice “tranquila e fecunda” numa missa em que celebrou o seu 80º aniversário, pelo qual recebeu felicitações de milhares de fiéis e de autoridades de Itália e do mundo.

“Há alguns dias, vem-me à mente uma palavra que parece feia: a velhice. Assusta, pelo menos. ‘A velhice é sede de sabedoria’, esperemos que também para mim”, afirmou o Papa durante a missa, celebrada perante 60 cardeais na Capela Paulina do Vaticano.

Francisco explicou que a velhice “chega de repente” mas que “quando se vê como uma etapa da vida para dar alegria, sabedoria e esperança, uma pessoa volta a viver”. “A velhice é tranquila e religiosa”, afirmou, recorrendo ao verso do poeta alemão Friedrich Hölderlin. “Rezem para que a minha seja assim: tranquila, religiosa e fecunda. E também alegre”, apelou o pontífice.

Num encontro posterior com o movimento católico Comunidade de Nomadélfia, o Papa recordou que “as crianças e os idosos contribuem para o futuro dos povos”. “As crianças, porque fazem avançar a história; os idosos, porque transmitem a experiência e a sabedoria da sua vida”, disse Francisco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de não se celebrarem os aniversários no Vaticano, mas sim os dias onomásticos, o Papa Francisco recebeu o afeto dos fiéis, começando por oito mendigos que ao início da manhã se deslocaram à sua residência, a Casa Santa Marta, para felicitá-lo e dar-lhe três ramos de girassóis. O pontífice convidou-os a tomar o pequeno-almoço, conversou com eles e ofereceu-lhes alguns doces típicos argentinos.

Para assinalar o dia, serão distribuídos doces nos refeitórios sociais de Roma e postais de Natal e um “pequeno presente” nos albergues . A Secretaria de Comunicação do Vaticano lançou no Twitter a hashtag #Pontifex80 e disponibilizou sete contas de correio eletrónico para receber as felicitações ao papa em diferentes línguas.

A Santa Sé informou que, até à manhã deste sábado, recebeu mais de 50 mil mensagens para o pontífice procedentes de todo o mundo, dos quais mil estavam escritos em latim. O Francisco recebeu também felicitações de líderes políticos do mundo, como o Presidente cessante dos Estados Unidos da América, Barack Obama, que destacou o “inestimável apoio” de Francisco ao mediar as negociações com vista à normalização das relações com Cuba.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, também desejou ao Papa saúde e êxitos e destacou a sua “frutífera atividade para promover elevados valores morais e espirituais e para ampliar o diálogo entre confissões e civilizações”.

Jorge Mario Bergoglio nasceu a 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, no seio de uma família de imigrantes italianos e, após licenciar-se em Ciências Químicas, optou pelos estudos eclesiásticos, entrando em 1958 no noviciado da Companhia de Jesus. Em 1969 foi ordenado sacerdote, em 1973 provincial dos jesuítas da Argentina, em 1998 arcebispo de Buenos Aires e, em 2001, foi investido cardeal por João Paulo II.

Após a renúncia de Bento XVI, foi eleito papa no conclave de março de 2013, tornando-se o primeiro papa latino-americano. Desde então converteu-se numa potente voz internacional a favor da paz, da fraternidade e da misericórdia, tema capital do seu ministério.