O Nazaré Challenge, a quinta etapa do circuito mundial de surf em ondas gigantes, vai arrancar na terça-feira, na Praia do Norte, confirmou a organização da prova à Agência Lusa. Esta será a primeira prova deste circuito em mar português, que conta com mais cinco etapas. Duas delas já forma disputadas no México e no Havai, onde se sagraram vencedores o sul-africano Grant Baker e o havaiano Billy Kemper, respetivamente.

A prova nazarena aguardava, desde 15 de outubro e até 28 de fevereiro de 2017, ondas entre os seis e os 12 metros para o seu arranque, agendado para terça-feira, às 8h, meia hora depois da chamada para confirmação das condições do mar. Além de Grant Baker, estão confirmados os norte-americanos Damien Hobgood e Greg Long, ex-vencedor do circuito, o brasileiro Carlos Burle e o britânico Andrew Cotton.

Hugo Vau, Alex Botelho, João de Macedo e António Silva constam também no alinhamento de 24 surfistas que vão entrar na competição que tem um prémio monetário de 100 mil dólares (cerca de 91 mil euros).

Cada heat da prova vai opor seis surfistas, durante 45 minutos, qualificando-se para as rondas seguintes os três primeiros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR