Mais de três anos depois de um derrame de petróleo de grande dimensão no Dakota do Norte, nos Estados Unidos, a limpeza da área afetada continua incompleta e a empresa responsável não tem data para concluir os trabalhos. Até à data foram recuperados menos de um terço dos 840.000 galões que derramaram para o mar na sequência da rutura de um oleoduto da Tesoro Corporation, disse Bill Suess, cientista de ambiente do departamento de Saúde do Dakota do Norte.

O derrame da Tesoro ocorreu não muito longe do local onde foi descoberto petróleo no Dakota do Norte em 1951. A empresa com sede no Texas e os reguladores federais disseram que um relâmpago pode ter sido a causa da rutura no oleoduto, que se estende desde Tioga até perto da fronteira com o Canadá.

Os reguladores daquele estado inicialmente estimaram que apenas 750 barris de petróleo teriam vertido para o mar, mas mais tarde estimaram que o derrame terá afetado uma área que poderá variar entre sete hectares (cerca de sete campos de futebol) e 13 hectares, disse Suess.

A limpeza já custou à Tesoro mais de 49 milhões de dólares (46,8 milhões de euros) e deverá chegar aos 60 milhões de dólares (57,3 milhões de euros), de acordo com recentes informações enviadas às autoridades do estado.

A porta-voz da Tesoro Destin Singleton disse que não podia confirmar os números no imediato e sublinhou que não há ainda uma data para a conclusão da limpeza.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR