Pelo menos 3.500 pessoas saíram, esta segunda-feira, da cidade síria de Alepo, dentro do acordo entre forças governamentais e oposição para a retirada de civis e combatentes rebeldes, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). Segundo a organização não-governamental, 65 autocarros levaram civis e combatentes dos bairros do leste de Alepo, os últimos da cidade nas mãos dos rebeldes.

Outras 500 pessoas foram retiradas das povoações de maioria xiita Foua e Kefraya, que ficam numa província vizinha de Alepo e estão sitiadas por rebeldes, disse ainda a ONG.

As pessoas retiradas do leste de Alepo e destas povoações foram levadas para zonas sob controlo das autoridades governamentais sírias, também em Alepo.

No domingo tinham já sido retiradas do leste de Alepo cerca de 350 pessoas, dentro da operação de evacuação das zonas controladas pelos rebeldes, segundo fontes médicas no terreno citadas pela agência de notícias France Press (AFP). No entanto, a operação de evacuação dos bairros sitiados de Alepo e das duas aldeias xiitas foi interrompida no domingo, por falta de segurança em Foua e Kafraya, tendo sido retomada, esta segunda-feira, segundo o OSDH.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR