Pelo menos 22 pessoas foram mortas em confrontos entre as forças do governo e rebeldes nos arredores da cidade de Taez, no sudoeste do Iémen, informaram esta terça-feira fontes militares.

Os confrontos ocorridos na noite de segunda-feira a norte de Taez, mantidos por leais ao governo, por sua vez parcialmente cercados por xiitas ‘huthis’ e seus aliados rebeldes, causaram a morte a pelo menos 14 rebeldes e oito soldados, disseram os militares. Residentes disseram que a ordem estava a ser restabelecida esta terça-feira. No norte, dois dirigentes leais ao governo foram mortos em confrontos perto da terceira cidade iemenita, Midi, informaram fontes citadas pela AFP.

Um grupo de ativistas disse que uma menina de 13 anos morreu depois de a sua casa ter sido atingida num ataque levado a cabo por rebeldes na província de Dhaleh, no sul do país.

No Iémen, uma coligação árabe apoiada pelos Estados Unidos e liderada pela Arábia Saudita lançou em março de 2015 uma campanha militar contra os rebeldes xiitas ‘huthis’, depois de estes terem tomado a capital e vastas zonas do país, obrigando o Presidente Abdrabuh Mansur Hadi a instalar a sede provisória do Governo, apoiado pela ONU, em Aden (sul), e a exilar-se posteriormente na Arábia Saudita.

Os ‘jihadistas’ da Al-Qaida e os seus rivais do Estado Islâmico têm-se aproveitado do conflito entre o Governo e os ‘huthis’ para reforçarem a sua presença em grande parte do sul do país, tendo multiplicado nos últimos meses os atentados em Aden, onde está instalado o Governo reconhecido internacionalmente. O conflito que dura há 20 meses no Iémen já matou mais de 7.000 pessoas e causou cerca de 37.000 feridos, segundo a Organização das Nações Unidas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR