Se recorrermos aos clichés, certamente que a frase “uma imagem vale mais que mil palavras” é das que mais anda de boca em boca. Pode até não valer, mas é certo que captar momentos e vivências ajuda a guardar as memórias.

Contudo, hoje as fotografias são mais do que guardadoras de memórias que tantas vezes são partilhadas nas redes sociais. São olhares sobre o Mundo ao alcance de qualquer um a partir do smartphone, o dispositivo telefónico móvel que mais tem crescido nas preferências dos portugueses.

Segundo o Barómetro de Telecomunicações da Marktest do primeiro semestre de 2015, eram já mais de cinco milhões os utilizadores nacionais de smartphones, o que representa cerca de 60% da população com mais de 10 anos, uma percentagem que continua a subir no mercado.

E como o desenvolvimento da tecnologia tem possibilitado fazer chegar aos consumidores aparelhos com câmaras fotográficas mais potentes e com melhor resolução, capazes de alcançar patamares de qualidade equiparados aos aparelhos de fotografia profissional, muitos são os utilizadores que já elegem o smartphone como a câmara fotográfica oficial lá de casa.

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Então se há equipamentos, se há um gosto pela fotografia, é de pensar: e que tal por o talento à prova?

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Experimente um olhar profissional

A Huawei está a apostar em fazer dos utilizadores dos smartphones verdadeiros profissionais da fotografia e, para isso, lançou um desafio a quem usa o Instagram e o Facebook para divulgar as imagens que capta: a campanha Don’t Snap, Shoot.

O objetivo da marca passa por promover a captura de fotografias com a perspetiva característica de um fotógrafo profissional, onde mais do que a fotografia rápida, instantânea e sem conteúdo que tantas vezes se publica nas redes sociais a aposta está em captar imagens com um olhar mais artístico, com mais personalidade e mais conteúdo.

A campanha engloba o movimento “The Ultimate Photoshoot”, que decorre em duas fases. A primeira, que terminou a 17 de dezembro, foi a fase de participação onde os interessados tiveram de publicar as suas melhores fotografias tiradas com smartphones no Instagram e também no Facebook, colocando as hashtags #dontsnapshoot e #PT.

Desta primeira fase, serão selecionados nove participantes por cada país – escolhidos entre os dias 18 e 22 de dezembro e anunciados a 23 de dezembro – que irão receber um Huawei P9. A fotografia classificada em primeiro lugar por cada país participante dará ao seu autor a oportunidade de viajar até Shenzhen, cidade onde se encontra a sede da Huawei, para participar na segunda e última etapa do concurso que decorrerá de 10 a 19 de fevereiro de 2017 na China.

Na derradeira etapa, os primeiros classificados de cada país vão fotografar na China com o aparelho que receberam da Huawei e serão avaliados por um prestigiado painel de jurados, cujos nomes serão divulgados brevemente. O grande vencedor final terá como prémio um artigo editorial sobre si e as suas fotografias, cujos detalhes serão revelados mais próximo da data.