Não obstante ser, por si só, um dos mais carismáticos desportivos do momento, na gama do Nissan GT-R existem algumas variantes capazes de aumentar ainda mais o seu apelo. De entre elas, uma das mais específicas e apelativas é a Track Edition, desenvolvida a pensar nos amantes da condução em circuito, só superada pelo mais exclusivo e dotado GT-R Nismo.

Mas mesmo no GT-R Track Edition sente-se bem a intervenção dos técnicos da divisão desportiva da Nissan, visando optimizar o seu desempenho nas mais exigentes condições de utilização, tanto em termos de estabilidade em linha recta como em curva. O que justificou a introdução de uma barra anti-aproximação mais leve, para manter a rigidez da estrutura e reduzir o peso, e de uma configuração específica para a suspensão, agora dotada de amortecedores Bilstein Damptronic.

Do lote de atributos do GT-R Track Edition fazem ainda parte as jantes de 20” em alumínio forjado pintadas de preto e o pára-choques dianteiro de maiores dimensões. No interior, referência para o sistema de som Bose com 11 altifalantes, para o novo sistema de infoentretenimento NissanConnect com ecrã táctil de 8” e para o emblema Track Edition em carbono colocado no painel de instrumentos. Em Portugal, os bancos Recaro e o deflector traseiro em carbono fazem parte da lista de opções.

O motor é o conhecido 3.8-V6 biturbo com 570 cv e 637 Nm de binário máximo, sendo cada unidade motriz montada à mão por um único técnico altamente especializado. No mercado português, o Nissan GT-R Track Edition está já disponível por 157.310€. O seu concorrente directo na gama Porsche 911 é o Turbo S, que possui igualmente um motor de seis cilindros com turbocompressor, de que extrai 580 cv. Só que o Nissan é um animal feroz e se pesa mais – em abono da verdade, o modelo japonês é 16,5 cm mais comprido, o que lhe permite disponibilizar sobretudo mais mala –, a verdade é que tem o peso mais correctamente distribuído pelos dois eixos, o que o torna mais eficaz e, sobretudo, mais fácil de controlar nos limites. Mas mais importante do que tudo o resto é seu o preço, com o GT-R Track Edition a ser proposto por um valor inferior ao seu rival germânico em quase 80.000€.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR