“Bem-vindo ao Japão.” Esta é uma frase que poderia ser lida em vários locais, considerados normais, como a rua, aeroportos, transportes públicos ou hotéis. Mas se assim fosse, não chamaria a atenção. No Aeroporto Internacional de Narita, a frase de boas-vindas encontra-se nas casas-de-banho, mais concretamente no papel disponibilizado ao lado do papel higiénico. Mas qual a função deste papel, que além da cortesia de boas-vindas tem também úteis informações como o Wi-Fi? Para limpar os telemóveis de bactérias.

Colocado, talvez até estrategicamente, ao lado do papel higiénico normal, os rolos de papel de limpeza para smartphones destinam-se à limpeza dos telemóveis. É que, de acordo com vários estudos mencionados pelo The Guardian, estes aparelhos podem conter mais germes do que propriamente uma sanita.

Quem utilizar as casas de banho do aeroporto pode agora limpar o telemóvel, receber uma cortesia de boas vindas e ainda saber quais são as redes Wi-Fi disponíveis. A empresa responsável pela campanha é a NTT Docomo, que adiantou ainda que a funcionalidade de limpeza só vai estar presente no aeroporto até março de 2017.

“Sound Princess” – a funcionalidade que não compromete

A inclusão deste papel nas casas de banho do aeroporto de Narita não é a primeira medida lançada pelos japoneses no âmbito da limpeza e higiene. Aliás, o Japão é conhecido por essa preocupação, principalmente em casa de banho públicas.

Por exemplo, a maioria das casas de banho públicas estão equipadas com sanitas aquecidas ou ainda com o “Sound Princess”, colocado nas casas de banho para senhoras. O objetivo é “abafar” sons, considerados desagradáveis e comprometedores, mas normais em casas de banho, quando uma rapariga lá se encontra. Ao carregar no botão, o parelho emite sons não permitindo que se ouça algo que não queira. Desodorizantes também são algo já comum nas cabines.

“Sound Princess” pode encontrar-se nas casas de banho para senhoras e tem a função de emitir sons quando um outro som, menos agradável, surgir.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR