O principal suspeito pelo ataque a um mercado de natal em Berlim na segunda-feira, o tunisino Anis Amri, foi morto a tiro durante a madrugada pela polícia italiana, quando foi abordado num controlo de segurança numa estação de comboios na comuna de Sesto San Giovanni, em Milão, confirmou esta sexta-feira o governo italiano.

Numa conferência de imprensa, o ministro do Interior de Itália, Marco Minniti, diz que o homem foi abordado pela polícia num controlo de segurança, onde um polícia lhe pediu a sua identificação, tendo o homem empunhado de imediato uma pistola e, “sem hesitar”, baleou o agente em causa.

Na sequência desse tiro, a patrulha que se encontrava na proximidade disparou contra o homem, que acabou por morrer. O agente baleado está livre de perigo.

O Estado Islâmico também confirmou, através de uma publicação da agência Amaq, que o homem abatido hoje pela polícia italiana em Milão foi o autor do ataque mortífero em Berlim. “O atacante de Berlim realizou um novo ataque contra uma patrulha da polícia italiana em Milão e foi morto num tiroteio”, refere o grupo jihadista num comunicado divulgado pela sua agência de propaganda Amaq.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o chefe da polícia de Milão, o suspeito terá chegado a Milão de comboio oriundo de França pela 01h00 de sexta-feira. Duas horas mais tarde, o homem foi abatido a tiro numa estação de comboios diferente, quando foi abordado pela polícia.

Depois deste tiroteio, explicou o governante italiano, a polícia levou a cabo a sua identificação (o homem não tinha consigo documentos), conseguindo apurar, “sem sombra de dúvida”, que se trata do tunisino de 24 anos, Anis Amri. O homem, principal suspeito do ataque ao mercado de natal, viveu em Itália entre 2011 e 2015, antes de se mudar para a Alemanha.

Também esta sexta-feira, a polícia dinamarquesa disse que terá avistado um homem cuja descrição corresponde à do principal suspeito pelo ataque ao mercado de natal, informação contraditória com aquela que as autoridades italianas avançam agora.

Segundo as autoridades, dinamarquesas, o homem teria sido avistado na cidade de Aalborg, no norte da Dinamarca. Já na quinta-feira, de acordo com o Copenhagen Times, a polícia terá recebido uma dica de que um homem com as características de Anis Amri teria sido avistado junto da cidade portuária de Grenaa, mas a investigação no local não levou as autoridades aos suspeitos.