O ministério do Interior da Tunísia anunciou este sábado, avança a BBC, que deteve na sexta-feira três membros de uma “célula terrorista”, com idades entre os 18 os 27 anos”, sendo um deles sobrinho do suspeito da autoria do atentado ao mercado de Natal em Berlim, na Alemanha.

O tunisino Anis Amri, de 24 anos, foi morto na sexta-feira em Milão, após puxar da pistola e atirar sobre as autoridades italianas, que, na resposta, o mataram. As autoridades alemãs acreditam que Amri foi o responsável pelo ataque com um camião que matou 12 pessoas e fez 49 feridos em Berlim, na segunda-feira, e tentou agora perceber se este teve cúmplices.

O ministro do Interior da Tunícia, diz também a BBC, disse que o sobrinho de Amri confessou que conversava com o tio através da aplicação (que tem mensagens encriptadas) Telegram e assumiu que apoiava o Estado Islâmico. As autoridades tunisinas garantem ainda que o sobrinho de Amri lhes confirmou que o tio “lhe enviou dinheiro por correio para que se pudesse juntar a ele na Alemanha “. Terá ainda dito que o tio era líder de um grupo jihadista, o “Abu al-Walaa”, que atua a partir da Alemanha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR