A chanceler alemã, Angela Merkel, endereçou hoje condolências ao Presidente russo, Vladimir Putin, pela queda do avião Tu-154, esta manhã no Mar Negro, com 92 pessoas a bordo, quando se dirigia para a Síria.

“Os seus pensamentos estão com as famílias das muitas vítimas”, assegurou, em comunicado, a vice-porta-voz do governo alemão, Ulrike Demmere, citada pela agência noticiosa Efe.

Também o ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, expressou, num outro comunicado, “profundo pesar” sobre a “terrível catástrofe” da queda do avião militar russo.

De acordo com a Efe, no avião viajavam militares, nove jornalistas russos e 64 membros do Alexandrov Ensemble, do exército russo, que iam participar nos festejos de Ano Novo na base aérea síria Jmeimim, onde a Rússia tem um conjunto de aviões de guerra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O aparelho Tu-154 tinha descolado às 05:40 (02:40 em Lisboa) de Adler, na zona balnear de Sochi, na costa do Mar Negro, e acabou por desaparecer dos radares pouco tempo depois.

O Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou hoje que segunda-feira será dia de luto nacional pelas vítimas do acidente com o avião militar que se despenhou no Mar Negro.

“Amanhã [segunda-feira] será decretado dia de luto nacional”, disse Putin na televisão russa.

O chefe de Estado russo afirmou que será feita “uma investigação exaustiva” para apurar as causas do acidente e que “tudo será feito para apoiar os familiares das vítimas”.

Pouco antes, o Ministério da Defesa da Rússia tinha indicado que, após várias horas de buscas, não foram encontrados sobreviventes.