Pelo menos 14 elementos do grupo extremista Estado Islâmico (EI) morreram esta madrugada e oito ficaram feridos em confrontos com as tropas iraquianas a Este da cidade de Mosul, no norte do país.

O líder das forças iraquianas na frente este, o general Abdelwahab al Saedi disse à agência noticiosa Efe que o Estado Islâmico lançou um ataque contra unidades no bairro de Al Zuhur, na metade oriental de Mosul, principal bastião dos ‘jihadistas’ no Iraque.

Os confrontos duraram três horas, precisou Abdelwahab al Saedi.

O líder militar disse que o EL aproveitou o mau tempo para atacar as tropas na entrada do bairro Al Zuhur, mas disse que os seus homens repeliram o ataque e mataram 14 homens.

A mesma fonte acrescentou que os elementos do EL usaram vários tipos de armas, havendo entre os jihadistas três bombistas suicidas armados com cinturões explosivos que foram abatidos antes de se fazerem explodir.

O exército iraquiano e as forças curdas lançaram no passado dia 17 de outubro uma ofensiva para libertar Mosul, controlada pelos jihadistas desde junho de 2014.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR