Mário Soares está em coma profundo, informa o boletim clínico lido por porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, José Barata, à hora de almoço desta segunda-feira.

Soares está em “situação muito crítica e em estado de coma profundo, mantendo-se o prognóstico reservado”, informou o responsável, acrescentando que o antigo Presidente da República vai continuar na unidade de Cuidados Intensivos.

“Coma profundo”, explicou o porta-voz, significa que “Mário Soares não reage a estímulos externos”. “Continua a respirar normalmente, sem qualquer apoio técnico mas o seu estado de consciência é, enfim é grave”. “Há um agravamento progressivo”, do estado de saúde de Mário Soares, afirmou, ainda, o porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha.

Haverá nova informação clínica às 12h de terça-feira.

No domingo, a atualização do boletim clínico do ex-Presidente da República Mário Soares indicava que este estava em estado crítico, tendo sofrido uma regressão do seu estado de consciência “muito significativa e preocupante”. O porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha disse que Mário Soares não reagia a alguns estímulos externos e, mais tarde, o sobrinho Eduardo Barroso, afirmou que do ponto de vista físico “está tudo muito bem”, o problema é cognitivo.