O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, enalteceu, esta terça-feira, o reconhecimento internacional alcançado pelo selecionador português de futebol, Fernando Santos, eleito melhor seleccionador do mundo pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).

Ter tido o reconhecimento da maioria dos especialistas que votaram nesta eleição da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) é uma nova demonstração do enorme trabalho feito por Fernando Santos ao longo do ano e um grande motivo de orgulho para todos os portugueses”, afirmou Tiago Brandão Rodrigues à agência Lusa.

Fernando Santos, campeão da Europa com a equipa das quinas, impôs-se nesta votação ao sueco Lars Lagerbeck, selecionador da Islândia, e ao alemão Joachim Löw, timoneiro da Alemanha.

“Fernando Santos é indubitavelmente um dos atores principais da grande conquista do Europeu. Esta eleição é mais uma prova de que Fernando Santos tem o respeito do desporto nacional e internacional”, acrescentou o governante.

O selecionador português está ainda entre os três finalistas ao título de treinador do ano da FIFA — que será anunciado a 09 de janeiro de 2017 –, juntamente com o italiano Claudio Ranieiri, que se sagrou campeão inglês com o Leicester, e do francês Zinedine Zidane, que levou o Real Madrid à conquista da 11.ª Liga dos Campeões Europeus, da Supertaça Europeia e do Mundial de Clubes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR