Mário Soares

Manuel Alegre. “Não se pode mutilar a biografia de Mário Soares”

258

Manuel Alegre esteve esta quarta-feira no Hospital da Cruz Vermelha para visitar o antigo Presidente da República, o "principal construtor" da democracia portuguesa.

ANTONIO COTRIM / LUSA

À saída de uma visita a Mário Soares, no Hospital da Cruz Vermelha, onde o antigo Presidente da República está internado desde o dia 13 de dezembro, Manuel Alegre lembrou a “herança” de Soares, o “principal construtor da democracia”. E recusou adaptações “convenientes” da biografia do socialista.

“Devemos recordar Mário Soares na sua vida toda, nos seus combates todos. Ele viveu mais tempo em ditadura que em democracia, foi 13 vezes preso pela PIDE, foi deportado por ordem de Salazar para S. Tomé, depois exilado por ordem de Marcelo Caetano”, recordou Alegre. Para depois sublinhar: “Não se pode mutilar a biografia de Mário Soares nem adaptá-la às conveniências”.

O antigo Presidente da República esta internado há duas semanas em Lisboa. Neste momento, encontra-se em “coma profundo” e com “prognóstico muito reservado”. Mas Alegre não falou da situação em que encontrou Soares. Preferiu recordar “os seus combates” e “o seu espírito de resistência” à ditadura, num percurso que lhe deu estatuto para ele depois liderar o combate pela democracia, de que foi construtor principal”.

Da vida de Soares, considera, fica uma “herança” de defesa da liberdade:

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: prainho@observador.pt
Panteão Nacional

O papelão nacional /premium

Alberto Gonçalves
906

Pensando melhor, é absurdo reservar o Panteão aos mortos. Se eu mandasse, bênção de que a nação não usufrui, o Panteão seria o destino imediato dos vivos que revelassem indícios de dimensão épica.

Exames Nacionais

Mensagem sem Pessoa 

Beatriz Gomes Artilheiro

Sim, o exame teve Pessoa, mais Saramago e Ricardo Reis. Mas não inclui Eça de Queiroz. Crónica de uma aluna enquanto estudava para o exame de hoje de Português do 12º ano. "Valete, fratres". 

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)