Uma ameaça de bomba na estação ferroviária de Liège-Guillemins, na cidade belga de Liège, obrigou ao corte da circulação. A informação, que foi avançada por vários órgãos de comunicação belgas, foi confirmada pela companhia de comboios da Bélgica, a SNCB, através do Twitter.

Por volta das 16h50 (15h50 em Lisboa) o perímetro de segurança foi levantado e a circulação dos comboios retomada após uma longa interrupção. Ao todo, 27 comboios foram afetados, segundo avançou à RTL o porta-voz da SNCB, Thierry Ney.

O alerta foi dado às 15h00 (14h00 em Lisboa) por uma pessoa que não se quis identificar. A estação foi completamente evacuada — lojas incluídas– e a polícia estabeleceu um perímetro de segurança.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A circulação de 27 comboios chegou a ser interrompida e os passageiros foram aconselhados a apanhar os autocarros disponíveis, segundo o porta-voz da SNCB.

O incidente em Liège acontece pouco tempo depois uma outra ameaça de bomba ter levado à evacuação do Palácio da Justiça e da estação de comboios de Charleroi, na província de Hainaut. De acordo com o porta-voz da polícia local, David Quinaux, o alerta foi dado por volta das 13h40 (12h40 em Lisboa) por um indivíduo que ligou insistentemente para as autoridades.

À RTL, Quinax explicou que, cerca de uma hora depois, a ameaça na gare de Charleroi foi dada como falsa. Às 15h50 (14h50 em Lisboa) o alerta no Palácio de Justiça foi levantado.

Charleroi, na província de Hainaut, fica a cerca de 90 quilómetros de Liège, uma das maiores cidades da Bélgica.