A partir de 1 de fevereiro, as crianças entre os 4 e os 12 anos terão direito a um passe social gratuito para andarem nos autocarros da Carris e os passes seniores baixarão de 26,75 para 15 euros. A data foi avançada, esta quinta-feira, pelo presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, à TSF, depois de o vereador do CDS-PP, João Gonçalves Pereira, ter acusado o autarca de “propaganda política”.

Anunciei que as medidas entrariam em vigor no início do ano e, por questões técnicas, os nossos tarifários entram em vigor no dia 1 de fevereiro. Foi a adaptação do sistema para essas medidas entrarem, como outras medidas que irão entrando em vigor ao longo dos três anos de desenvolvimento da operação”, afirmou o autarca, acrescentando que nunca falou em 1 de janeiro de 2017.

No final de novembro, contudo, o Correio da Manhã escreveu, citando informações prestadas pelo autarca que as baixas dos preços chegariam a 1 de janeiro, na mesma altura que gestão da empresa pública Carris passará para a Câmara de Lisboa. E como até à data ainda não há informações sobre estes descontos, o vereador do CDS-PP João Gonçalves Pereira falou de ato de mera propaganda política.

O anúncio formal destes descontos foi feito na cerimónia de assinatura do memorando da passagem de gestão da rodoviária Carris para a Câmara, a 21 de novembro, onde Medina divulgou ainda um reforço de 250 novos autocarros nos próximos três anos, num investimento de 60 milhões de euros, além da contratação de 220 motoristas e da criação de 21 novas linhas. Assim como a criação de uma rede de bairros, para ligar os principais pontos de cada zona (escolas, mercado, Centro de Saúde, etc), e de sete corredores BUS de elevado desempenho em percursos estruturantes, uma nova aplicação com informação em tempo real do tempo de espera e do trajeto e internet gratuita em todos os autocarros e elétricos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR