Barack Obama

Obama fica à frente de Trump nas preferências dos norte-americanos

172

Uma sondagem Gallup indica que o Presidente dos Estados Unidos foi o homem mais admirado pelos norte-americanos em 2016. Trump ficou em segundo lugar.

Bruce Omori/EPA

Uma sondagem Gallup divulgada, esta quarta-feira, concluiu que o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é o homem mais admirado pelos norte-americanos em 2016, à frente do seu sucessor, Donald Trump. Obama foi escolhido por 22% dos inquiridos, seguido de Trump, com 15%, e o papa Francisco, com 4%.

A candidata democrata derrotada nas presidenciais de novembro, Hillary Clinton, é apontada como a mulher mais admirada, em 2016, por 12% dos norte-americanos. A primeira-dama, Michelle Obama, foi a segunda mais votada, com 8%. Entre as cinco mulheres mais admiradas, embora com pontuações muito abaixo, figuram também a chanceler alemã, Angela Merkel, e as apresentadoras de televisão norte-americanas Oprah Winfrey e Ellen DeGeneres.

Barack Obama e Hillary Clinton são os mais votados desde 2008 nesta sondagem anual, que tende a favorecer os presidentes e primeiras-damas.

A tensão entre Donald Trump e a atual administração da Casa Branca tem aumentado sobretudo desde a eleição do republicano, tanto em matérias de política interna como externa. No fim de semana, Obama sugeriu que teria sido eleito para um terceiro mandato se não estivesse impedido constitucionalmente de se recandidatar, ao que Trump respondeu, no Twitter, “Nem pensar!”.

A tensão ressurgiu, esta quarta-feira, quando Trump tweetou:

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)