O Ministério da Saúde abriu, na passada segunda-feira, com caráter de urgência, um concurso para a contratação de 349 médicos para as áreas hospitalar e de saúde pública, no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Os interessados têm até sexta-feira para apresentarem candidatura, conforme dá conta, esta quinta-feira, o jornal Público.

De acordo com aquele jornal, as candidaturas podem ser apenas realizadas via Internet, através do site da ACSS, e só se podem candidatar os médicos que possuam grau de especialista na correspondente área profissional e especialização, não tendo uma relação jurídica de emprego por tempo indeterminado com outro serviço do Estado.

A especialidade com mais vagas a concurso é a área de Medicina Interna, com 45 lugares a concurso. Em segundo lugar está Pediatria Médica, com 41 vagas, Anestesiologia com 24, Cirurgia Geral com 16, Psiquiatria com 18 e Ginecologia/Obstetrícia com 15 lugares. Das 349 vagas, 46 destinam-se ao Centro Hospitalar do Algarve, que, nos últimos meses, se tem queixado de falta de profissionais.

O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, afirma ao jornal que a abertura deste concurso, juntamente com a reposição do pagamento de horas extraordinárias nas urgências representa “um momento de viragem” que “irá resolver muitos dos constrangimentos existentes tanto nos serviços, como nas urgências”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR