É o mais recente passo dado pela Volkswagen com rumo à sua transformação num prestador de serviços de mobilidade de referência. A casa de Wolfsburg acaba de comprar a PayByPhone, um operador de pagamentos à distância de estacionamento, sedeado em Vancouver, que só este ano já processou mais de 250 milhões de dólares (cerca de 240 milhões de euros) em transacções.

Segundo informação avançada em comunicado pelo maior construtor automóvel europeu, que se escusou a desvendar os custos envolvidos na operação, esta aquisição faz da sua divisão financeira, a Volkswagen Financial Services (responsável pela supervisão das operações de financiamento e leasing do Grupo VW), o líder mundial de pagamentos para parqueamento. Ou não contasse a empresa canadiana com uma base de 12,5 milhões de clientes, à qual se juntam diariamente mais 7.000, marcando presença em Londres, Paris, Boston, São Franciso e Seattle. Tudo apontando para que, em breve, se amplie substancialmente a sua penetração no mercado.

Recorde-se, a este propósito, que a Volkswagen Financial Services tinha já adquirido, em 2015, 92% do capital da Sunhill Technologies GmbH, empresa líder na Alemanha no sector dos pagamentos de estacionamento através de dispositivos móveis. E que o conglomerado germânico, já este mês, criou uma nova marca independente, a Moia, destinada a liderar o desenvolvimento e comercialização dos seus novos serviços de mobilidade, nomeadamente de carsharing, da qual se espera que seja capaz de gerar, em poucos anos, milhares de milhões de euros de receitas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR