Dizem que o amor é louco, mas o certo é que o álcool também não ajuda a refrear os ímpetos de Don Juan que há em cada homem. Que o diga Ruslan Nurtdinov, um russo de 44 anos de idade que, não obstante estar embriagado, decidiu agarrar no seu Lada Samara e ir a conduzir até ao aeroporto de Kazan, localizado 717 quilómetros a leste de Moscovo.

O resto da história é contado pelas imagens captadas pelo circuito interno de videovigilância do aeroporto. O homem entrou pela porta grande, que é como quem diz, derrubou a porta do terminal com o carro e seguiu marcha, continuando a deambular pelas instalações, com as forças de segurança a procurarem detê-lo durante o percurso, mas sempre sem sucesso. Os danos causados estão avaliados em 6 milhões de rublos (cerca de 95 mil euros), mas ninguém se feriu.

Segundo a imprensa internacional, tudo aconteceu na noite de 22 de Dezembro, tendo a perseguição ao homem pelas forças policiais se iniciado ainda fora do aeroporto, no centro da cidade de Kazan, de onde Ruslan partiu. Guiou bêbedo ao longo dos 25 quilómetros que o separavam do aeroporto e… do amor da sua vida. Pelo menos, foi essa a argumentação por ele usada quando, no dia seguinte, compareceu em tribunal. Perante o juiz, o russo disse que estava perfeitamente consciente do que estava a fazer: “Eu tinha de lá chegar. Eu estava a lutar por amor.”

Ruslan só foi detido no exterior do aeroporto e, além de ébrio, no interior do seu Lada foi encontrada canábis. Foi condenado a 15 dias de prisão e foram abertos dois outros processos contra ele, por colocar em risco vidas e destruir intencionalmente a propriedade.

Apesar da gravidade do crime, as redes sociais não perdoaram e converteram este grave incidente num episódio cómico, adicionando às imagens de CCTV o ritmo de “Yakety Sax” – a música a que associamos Benny Hill.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR